Videocirurgia, um procedimento que minimiza trauma, dor e reduz tempo de internação

A videocirurgia é uma técnica para procedimentos cirúrgicos minimamente invasiva, cada dia sendo mais utilizada na Medicina Veterinária. Através dela, ou da laparoscopia, podem ser realizadas intervenções em cavidade abdominal ou torácica, que servem para diagnóstico em tratamento ou correção de determinada patologia/situação.

A realização da videocirurgia necessita de equipamentos e instrumentais específicos e, obviamente, só pode ser realizada por cirurgião capacitado. Tutores que optarem pelo serviço, podem encontrá-lo no Centro de Especialidades Smile4pets.

“É uma técnica com sistema de iluminação, câmera e insuflação da cavidade abdominal, que permite uma melhor visualização”, afirma a Dra. Daniella Moreira, uma das responsáveis pela videocirurgia no Smile4pets, ao lado do Dr. André Terra, que explica os benefícios do procedimento.

“Há magnificação da imagem, portanto uma maior segurança no procedimento, menor risco de sangramento, maior precisão de movimentos, melhor visualização do campo cirúrgico, menor tração de órgãos…”, observa a médica especializada. “Essas vantagens reduzem o período de hospitalização no pós-operatório, causam menos dor, menor chance de terem aderências pós-operatória, diminuem o risco de ocorrência de hérnia incisional e de infecção quando comparadas com a cirurgia aberta ‘convencional’”, explica.

E não são poucas as opções para a realização de videocirurgia. Ela abrange desde procedimento simples até os de grande complexidade. Castração de fêmeas e de machos que tenham o testículo ectópico (na cavidade abdominal), em Gastropexia Profilática (pacientes que têm predisposição a ter torção gástrica), Biópsias hepáticas e renal, Colecistectomia, Adrenalectomia, Nefrectomia, Laparoscopia e Toracoscopia exploratória, entre outros.

“Sua eficácia é igual a de uma cirurgia convencional de tecidos moles, odontológica ou ortopédica, também realizadas no Smile4pets. Por isso, deve ser feita por cirurgião treinado, que estude e saiba suas intercorrências, como resolvê-las, as limitações e contraindicações. Justamente como na cirurgia aberta convencional”, esclarece a Dra. Daniella.

Apontada como uma técnica bastante importante para o futuro da medicina veterinária, a videocirurgia já é uma ótima realidade, como frisa a doutora Daniella.

“Já acontece e a tendência é melhorar”, diz. “Os tutores ficam satisfeitos quando sabem dos benefícios”, afirma a veterinária, garantindo que dificilmente os tutores deixarão de apostar na técnica após serem informados de todas as suas vantagens. “A maioria dos procedimentos fica acessível.”