Obesidade pode reduzir até dois anos da vida de seus cães

Uma observação rápida em nossos pets durante essa interminável pandemia de Covid-19 e uma triste constatação: eles estão visivelmente acima do peso. A obesidade, mal que aflige mais da metade da população de animais de estimação no mundo, causando sérios riscos à saúde, está ainda mais evidente em tempos de isolamento. A redução de exercícios físicos e a maior ingestão de alimentos são as principais causas.

A obesidade canina é uma triste realidade, podendo gerar problemas de articulações, cardíaco, ou mesmo doenças graves como o câncer. A Universidade de Liverpool, em parceria com o Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM, avaliou 50 mil cães por 20 anos e a constatação foi a de que os diagnosticados obesos tinham até dois anos de vida a menos que os demais.

Ciente desses dados, e sempre se modernizando para oferecer o melhor tratamento pelo bem-estar dos animais de estimação, o Smile4pets conta com endocrinologista, especialista que recomendará os principais caminhos para uma rápida e saudável perda de peso dos seus pets.

A obesidade, além de diminuir a qualidade de vida do pet, causa diversos outros males que reduzem a expectativa de vida do pet, dentre eles complicações articulares, doença de disco, sobrecarga cardíaca, esteatose e até maior predisposição ao câncer, pois é uma doença sistêmica inflamatória.

Estudos mostram que 59% dos cães e 52% dos gatos do mundo estão acima do peso.
Causas simples podem ocasionar a obesidade nos pets: refeições em excesso, alta ingestão de doces ou de restos de comida e falta de atividades físicas. Animais castrados carregam enorme tendência para obesidade, pela ausência dos estrófenos e andrógenos que colaboram com o aumento de apetite e à redução de massa magra.

Doenças de causas hormonais também podem causar obesidade e devem ser diferenciadas de obesidade simples através de exames e consulta com o endocrinologista veterinário.

O endocrinologista do Smile4pets saberá definir qual a melhor dieta e a carga de exercícios necessários para que seu pet perca peso. Uma coisa é certa: você, tutor, terá de acabar com a mania de dividir seus petiscos com eles. Agende sua consulta. Trabalhamos com horário marcado.