Exames laboratoriais servem para detectar enfermidades e podem evitar doenças

Muitos tutores desconfiam quando um médico-veterinário sugere alguns exames laboratoriais para uma prescrição melhor de determinado problema em seus animais de estimação. Mas é muito bom esclarecer que esses complementos do atendimento são vitais não apenas para a detecção de uma enfermidade, como também podem evitar que os bichinhos adquiram doenças.

Exames salvam vidas e auxiliam no bem-estar dos pets e isso deve ficar gravado na mente dos tutores. Um simples raio-X, por exemplo, pode auxiliar um ortopedista a encontrar fraturas e lesões musculares que vão ocasionar dor e incômodo de locomoção em cães e gatos. Tudo o que jamais gostaríamos de ver ou presenciar nos nossos amigos de quatro patas.

Os animais de estimação são cada vez mais importantes em nossas vidas e devemos nos cercar de tudo o que fará bem para preservarmos sua saúde e qualidade de vida. Os exames complementares estão cada dia mais avançados justamente para isso.

Exames laboratoriais, de sangue e os de diagnóstico por imagem, como o raio-X, ultrassonografia e endoscopia estão cada dia mais presentes em nossas vidas. Sua utilização serve no combate a doenças gástricas, dos rins e até do coração. Eles antecipam possíveis anemias, viroses, distúrbios, inflamações e até infecções.

Assim como os humanos, os animais de estimação também devem ser submetidos a check-ups anuais. E os exames são parte preciosa dessa avaliação geral. Entre os principais estão o de funções renais e hepáticas, hemograma, urinálise, parasitológicos, de colesterol, triglicérides e de glicemia.

São testes imprescindíveis para a detecção precoce de alterações no organismo do pet. Muitas doenças tendem a gerar alterações sem oferecer sinais clínicos perceptíveis nos animais. O bichinho pode estar doente e acharmos que está tudo bem por vê-lo em “situação normal”.

Animais com mais de um ano já devem ser submetidos à rotina de exames laboratoriais. Ela pode salvar sua vida e evitar complicações médicas futuras. Agende uma consulta com os especialistas do Centro de Especialidades Smile4pets e garanta a qualidade de vida de seus estimados bichinhos.