Animais bebendo muita água ou urinando acima do normal pode significar um problema renal

Animais devem se hidratar e sempre é bom vê-lo ingerindo água. Mas, de uma hora para outra, sem explicação, esse consumo aumentou gradativamente, o que também o obriga a urinar mais frequentemente, pode ser um problema renal e o tutor deve tomar cuidado. O correto é uma ingestão de no máximo 60 ml por quilo do cãozinho.

A sede excessiva é um dos principais sintomas das Doenças Renais Crônicas, que costumam acometer os animais de estimação após o sexto ano de vida, apesar de não haver idade correta para o problema, um dos principais da medicina veterinária.

Tutores devem tomar extremo cuidado com as doenças renais, por vezes graves e que podem levar até à morte os animais de estimação. Atenção a alguns sinais, como o aumento da ingestão de água e da frequência urinária, o emagrecimento e a perda de apetite. Eles podem ser sinais de algo errado com seu companheiro.

Não tratadas adequadamente, as doenças renais prejudicam o desempenho dos sistemas digestivo, hepático, cardiovascular, hematopoiético, neurológico e até esquelético.

Tanto cães quanto gatos podem ter diferentes tipos de doenças relacionadas ao trato urinário. Doença renal crônica ou aguda, litiases e processos infecciosos são bastante comuns.

Importante órgão para o bom funcionamento do organismo, os rins atuam como complexos filtros. Limpam o sangue, removendo impurezas pela urina. Servem, também, para produzir hormônios, manter nutrientes no corpo e regular a temperatura interna.

A insuficiência das funções renais pode levar a doença crônica, deixando de poupar água e não filtrando o sangue adequadamente. A doença faz, justamente, cães e gatos começarem a urinar mais e com maior frequência. O aumento da perda de líquido, por consequência, acaba obrigando-os a ingerirem mais água.

.

Observou algum sinal de insuficiência renal em seu animal de estimação? Busque auxílio de um médico-veterinário imediatamente.

O Centro de Especialidades Smile4pets oferece a Campanha Nefrologia com condições especiais para os tutores buscarem auxílio especializado pelo bem-estar de seus pets. Agende uma consulta em nossa campanha, até dia 11 de abril.