Gatos são amorosos, ativos e brincalhões, mas não costumam demonstrar fraquezas. Fique sempre atento aos sinais!

Os felinos são animais curiosos, interativos e atentos. Têm seu jeitinho particular de demonstrar carinho e gostam de atenção, estando sempre por perto nos afazeres do tutor pela casa. Mas, historicamente escondem sintomas de dor e desconforto e por isso nosso feeling deve ser apurado para compreender os sinais quando nossos peludos necessitam de atendimento médico especializado.

Os bichanos nos dão algumas “dicas” de quando necessitam de uma visita ao especialista. Habitualmente, são animais atléticos e estão sempre correndo, pulando e desafiando as alturas. De uma hora para outra você notou seu gatinho mais “devagar”, cambaleante ou parado? Provavelmente ele está com dor ou algum desconforto, como enjoo, dor abdominal, constipação…

Outro ponto para prestar atenção são as alterações de comportamento. Seu gatinho não aceita mais carinho ou está pedindo carinho demais? Ou, ainda, tem se escondido muito? Esses podem ser sintomas de que algo não vai bem e é necessário levá-lo ao atendimento especializado. É importante lembrar que o veterinário especializado não estuda somente a fisiologia e as doenças dos gatinhos, mas compreende a importância de seu comportamento natural, sabendo detectar problemas de saúde rapidamente.

Você já notou que seu gatinho é muito higiênico e toma banho várias vezes ao dia, não é mesmo? Muitas vezes a redução do auto grooming (limpeza) indica que o gatinho sente dores na coluna, está enjoado, com dor abdominal ou até mesmo é mais um sinal de obesidade.

Além desses sinais citados anteriormente, comumente o gato doente está mais apático e sofre alterações no apetite. Fique atento! Seu gato é um animal sutil em sintomas e é importante ter sua ajuda para mantê-lo em bem-estar.

O Centro de Especialidades Smile4pets está com a Campanha de Felinos até o dia 7 de março oferecendo condições especiais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos estimados bichanos.