Presença de aves e roedores cresce a cada dia nos lares e tutores precisam ficar atento aos sinais

A população de animais não-convenvionais cresce a passos largos de uns anos para cá. Famílias já não se contentam com apenas cães e gatos de estimação e alegram os lares com aves, roedores, rastejantes. Mas nem todos tutores sabem quando esses pets exóticos necessitam de um atendimento médico especializado. Além de consultas a cada seis meses, se faz necessário atendimento quando apresentam mudanças de comportamento.

Todos os animais que não têm costume de conviver com humanos são considerados silvestres. O aumento significativo de tutores que optam por ter animais silvestres e exóticos de estimação obrigou muitos médicos-veterinários a buscarem capacitação para cuidar de aves, roedores, coelhos, peixes, répteis.E eles precisam de cuidados diferenciados e de atendimento especializado ao menos uma vez ao ano.

Animais silvestres têm o instinto de defesa de procurar se esconder de seus predadores. Acabam, desta maneira, dificultando expor sintomas de alguma moléstia a seus tutores. As aves domésticas são um encanto na vida de muita gente. Dóceis e companheiras, estão cada dia mais presentes nas casas. Mas não se esqueçam que elas necessitam de tratamento especializado, como na hora de aparar as asas. Também necessitqm de orientação nutricional e correção de manejo.

Atenção, também, com os roedores. Toda mudança de hábito pode ser sinal de problema de saúde. Desta forma, tutores devem sempre estar atentos em seus pets e observar se a rotina de vida está diferente da habitual. Eles costumam se estressar facilmente e deixam de comer, o que pode gerar a doença de alopecia por causa da perda de peso. Em alguns hamsters o efeito é o contrário e eles começam a se alimentar acima do normal, o que ocasiona o ganho de peso.

Animais muito tranquilos, certamente sofrem com algo quando mudam para um comportamento agressivo. Preocupe-se caso veja seus roedores estagnados ou fingindo-se de morto. Eles estão demonstrando que sentem algo anormal. Roer freneticamente a grade da gaiola não é normal. Significa que está com algum incômodo. Ficar escondido também revela estresse.

Além dos roedores, crianças adoram ter coelhinhos de estimação. Mas, se for um casal, a família pode crescer rapidamente. Além de evitar a procriação indesejada e descontrolada, a castração de coelhos e coelhas traz benefícios aos tutores. São animais muito prolíferos e se faz necessário um controle de natalidade. Além disso, seu animal de estimação macho estará mais tranquilo e protegido contra infecções ou doenças cancerígenas. Nas fêmeas, a castração evita piometras (infecções uterinas), neoplasias uterinas (câncer uterino) e neoplasias mamárias (câncer de mama).

Quer melhorar a vida de seu coelho de estimação ou pet não-convencional? O Centro de Especialidades Smile4pets conta com veterinário especializado nesses animais e está com a Campanha de Animais Silvestres, oferecendo condições especiais aos tutores até 11 de junho. Marque uma consulta e preze pela qualidade de vida desses pets lindos e de características únicas.

Trabalhamos com hora marcada. Agende uma avaliação com nosso especialista.

☎️Telefone: (11) 2369-7077
📱Whatsapp: (11) 99649-6264