Animal de estimação mancando não é normal. Pode ser um sinal de artrose

Dia desses um senhor gastou uma boa grana por ver seu cachorro mancando. O diagnóstico foi que o pet “imitava” seu jeito de andar. O caso acabou virando piada, viralizou, mas a busca pela ajuda imediata de um especialista em ortopedia veterinária foi a medida correta adotada por aquele tutor. Não é normal um animal de estimação mancar. Pode ser sinônimo de alguns problemas, entre eles, a artrose.

Trata-se de uma doença degenerativa que atinge as articulações dos cães, sobretudo os mais idosos, ocasionando-lhes muita dor. Ela também tem outras denominações, como artrite, osteoartrite ou osteoartrose.

Não há cura para essa doença, infelizmente. Mas existe tratamento para a redução das dores e da degeneração da cartilagem. Um tratamento adequado dará maior mobilidade a seu pet, garantindo um bem-estar e melhor qualidade de vida.

Por isso a recomendação é de uma busca imediata ao ortopedista veterinário, que você encontra aqui na Smile4pets. Evita-se, portanto, uma atrofia muscular e possíveis deformidades que dificultarão, e muito, os movimentos na área afetada.

Adoramos brincar com nossos pets e vê-los felizes, pulando e correndo. Mas não devemos ignorar quando há o inverso. Seu cão deixou de querer praticar caminhadas, não pula ou sobe escadas mais? Chance enorme de estar com problema na articulação.

Outros sinais devem ser observados com carinho. A falta de vontade em se exercitar, estar mancando, caminhando com dificuldade ou não conseguir levantar normalmente, inchaço, irritação, e movimentos diferenciados levam a crer que algo não está correto.

Exames de imagem vão detalhar melhor o problema. E a ajuda da fisioterapia pode auxiliar bastante na recuperação.

A artrose não é tão comum nos felinos. Porém, também pode afetá-los. E a diminuição das atividades em geral será uma prova clara que está sentindo dor nas articulações. Ninguém merece viver com sofrimento, nem mesmo os pets. Busque um especialista e diminua essa agonia.