Dr. Mateus do Amaral Freitas

Dr. Mateus do Amaral Freitas

Neurologia Veterinária

  • Formado pela Unesp – Botucatu em 2009
  • Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Unesp-Botucatu (2010-2012)
  • Curso de extensão em Neurologia de Pequenos Animais pela Bioethicus em 2011
  • Especialização em Neurologia de Pequenos Animais pela Anclivepa-SP (2014-2016)
  • Membro da Associação Brasileira de Neurologia Veterinária – ABNV

 

 

Texto de Luanna Assis

A Neurologia Veterinária é a especialidade que cuida das lesões do sistema nervoso central e periférico.

O sistema nervoso é complexo e diversas doenças podem afetá-lo, como as doenças degenerativas, infecciosas (cinomose, bacterianas ou protozoários) endócrinas, congênitas, metabólicas, musculares e inflamatórias do sistema nervoso central e periférico, assim como neoplasias, traumas encefálicos e traumas raqui-medulares.

Cada uma destas alterações podem levar a diversos sintomas como epilepsias, convulsões, tremores, fraqueza, dor, alterações comportamentais, alterações nutricionais, locomotoras, desordens na micção, alterações visuais, entre outros.

Não somente cães e gatos adultos e idosos, mas também animais jovens podem ser acometidos por doenças neurológicas. Por isso, qualquer sinal de alterações requer avaliação imediata de um neurologista veterinário especializado para um diagnóstico rápido e preciso.

O avanço desta especialidade atualmente proporciona diagnósticos e tratamentos avançados, através de exame físico do paciente, exames de imagem, avaliação cognitiva, cujos tratamentos melhoram significativamente a qualidade de vida do paciente.