Radiografia Intra-oral

A radiografia intra-oral é uma importante ferramenta de diagnóstico por imagem utilizada na Odontologia Veterinária, pois com ela, é possível avaliar com detalhes as lesões radiculares ou ósseas de cada elemento dentário, evitando a sobreposição de imagens.
É tão importante que “não há tratamento dentário realizado por um bom dentista veterinário sem avaliação radiográfica”, principalmente em gatos, portadores de lesão de reabsorção dentária.

Entretanto, para sua realização, é necessária a anestesia geral ou sedação profunda, pois o animal precisa estar imóvel, com a película de Rx dentro da boca, para se obter uma imagem perfeita.

m_foto_vanessa_rxAnestesia Geral de um cão para tratamento periodontal: posicionamento para Rx intra-oral.

Existem 2 técnicas principais para a obtenção das radiografias intra-orais em animais: a técnica de paralelismo, utilizada em dentes pré-molares e molares inferiores(exceto 1 pré-molar inferior) e a técnica da Bissetriz, para radiografias em dentes maxilare, caninos e incisivos.
Os filmes radiográficos são os mesmos utilizados pelos dentistas humanos, nos tamanhos periapical, infantil e oclusal, dependendo da região e do porte do animal.

Com o Rx intra-oral, é possível se diagnosticar as mais diversas lesões em cães, gatos, roedores e coelhos. Veja alguns exemplos:

m_foto_rx_lesao_periapical m_foto_fratura_pré-molar
À esquerda, lesão periapical em 1 molar inferior de cão, com reabsorção óssea ao redor de toda raiz distal; à direita, fratura dental com a retenção de 2 raízes do 4 pré-molar inferior de cão. Nota-se lesão periapical ao redor das 2 raízes retidas.

m_foto_rx_ziggi m_foto_rx_fratura m_foto_fratura_consolidada
À esquerda, Rx intra-oral da região de pré-molares e molares inferiores com fratura de mandíbula e osteopenia grave, causada por hiperparatiroidismo secundário renal. Ao meio, Rx intra-oral de um cão com fratura de mandíbula e à direita, a mesma fratura consolidada.

m_foto_rx_LR1 m_foto_rx_LR2
Imagens de Rx intra-oral em região de pré-molares e molar inferiores de gato com Lesão de reabsorção dentária.

m_foto_rx_porquinhodaindia m_foto_rx_porquinho
À esquerda, Chinchila em posição para Radiografia extra-oral com filme oclusal e à direita, imagem radiográfica de um porquinho da Índia com alongamento apical