Prevenção de Doença Periodontal

QUAIS OS MÉTODOS DE PREVENÇÃO DOENÇA PERIODONTAL?

Os cuidados domiciliares são as formas mais importantes de se prevenir a doença periodontal. Dentre eles, podemos citar:
– escovação dentária,
– alimentação seca,
– exercício mastigatório através de brinquedos macios e tiras de couro
– uso de adjuvantes e,
– acompanhamento odontológico veterinário anual ou semestral.

Vamos abordar rapidamente cada um destes métodos abaixo:

ESCOVAÇÃO DENTÁRIA

É o principal método preventivo da doença periodontal e deve ser realizada DIARIAMENTE, com escova e pasta dental veterinária para evitar a ingestão de sabão e flúor (presentes nas pastas dentais humanas).

A única restrição ao adestramento de um cão ou gato à escovação dos dentes é a agressividade. Não se deve correr riscos de acidentes com mordedura.

Existem técnicas para ensinar um cão a escovar os dentes. A Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV) desenvolveu um encarte técnico que ensina o passo a passo desta técnica de adestramento.

m_m_foto_folder_ABOV

m_foto_gaze m_foto_escovação1
m_foto_escovação2 m_foto_escovacao3
Treinamento de escovação dentária em cão da raça Cocker Inglês.

ALIMENTAÇÃO

Muitas pessoas acreditam que a ração úmida ou caseira é a causadora do acúmulo de placa e cálculo dentário. Na verdade, os animais podem se alimentar de qualquer tipo de dieta (seca ou úmida); o importante é fazer a escovação dentária diariamente para remover os resíduos deixados pelos alimentos.

Para facilitar esta higiene, recomenda-se a alimentação seca, através de rações de boa qualidade e, se possível, que contenham aditivos como hexametafosfato que ajudam a não calcificar a placa bacteriana.
Além disso, pelets de ração de maior volume forçam a mastigação do alimento e a ação mecânica de limpeza dos dentes através da abrasividade do alimento sobre a superfície das coroas.

TIRAS DE COURO E BRINQUEDOS MACIOS

São adjuvantes na prevenção do cálculo dentário, pois estimulam a atividade mastigatória e com isso, a abrasividade destes coadjuvantes sobre a superfície dos dentes.
Deve-se estimular esta atividade lembrando que, o excesso de couros e biscoitos caninos podem contribuir para a obesidade e reduzir a ingestão de ração, que é nutricionalmente mais completa que estas guloseimas.

USO DE ADJUVANTES

Adjuvantes são produtos que auxiliam no controle da placa bacteriana.
Infelizmente, estes produtos não são milagrosos, mas constituem mais uma ferramenta à mais para ser utilizada no controle do cálculo dentário.
Um produto testado pelo Conselho de Saúde Oral Veterinário (VOHC – USA) e aprovado como coadjuvante ao combate à placa bacteriana é o HEALTHY MOUTH, existente na forma de aditivo líquido para ser adicionado à água de beber ou na forma de gel, para aplicação diária.
O produto é encontrado apenas nos EUA e pode ser encomendado através do site www.healthymouth.com

ACOMPANHAMENTO ANUAL COM UM DENTISTA VETERINÁRIO

Médicos Veterinários especializados em Odontologia Veterinária são os profissionais mais indicados para orientar os tutores de animais em como realizar os cuidados domiciliares.
Além disso, a visita anual ou semestral ao dentista veterinário é importante para monitorar se os métodos preventivos estão sendo efetivos ou se faz necessária alguma intervenção cirúrgica para impedir a evolução da doença.

Outra importante recomendação é sempre avaliar a cavidade oral dos pets quanto à presença de lesões como úlceras ou nódulos, a ocorrência de fraturas dentárias, a integridade da gengiva, língua e mucosas, procurando ajuda especializada sempre que notar algo errado. É prevenindo que se cura a maioria das doenças bucais em animais.

m_foto_vanessa_prevencao

Dra. Vanessa Carvalho, especializada em Odontologia Veterinária, atua como voluntária em campanhas de prevenção, realizando orientação gratuita de “como escovar os dentes de cães e gatos”.

Esta ação ocorre anualmente, no mês de setembro, vinculada à CAMPANHA DE SAÚDE ORAL PARA CÃES E GATOS, promovida pela Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV) e realizada na clínica SMILE4PETS – ODONTOLOGIA VETERINÁRIA E ESPECIALIDADES.