Odontologia Veterinária

Anestesia Geral Inalatória

A anestesia geral é fundamental para tratamentos odontológicos. Deve ser realizada por anestesista veterinário especializado e inalatória, com monitorização completa (cardíaca, respiratória, pressão arterial, entre outras).

Dentista para Chinchilas, Coelhos e Porquinhos da Índia

São animais que se caracterizam pelo crescimento contínuo dos dentes e, quando há falhas de desgaste dentário, formam pontas que cortam a mucosa internamente. O hipercrescimento dentário também causam dor pela inflamação dos germes dentários.

Doenças das Glândulas Salivares

Podem ser acometidas por processos inflamatórios, neoplásicos ou obstrutivos, causando desconforto pelo aumento de volume local e pela falha na drenagem da saliva para a boca.

Endodontia Veterinária

É a área da Odontologia que cuida da saúde interna do dente, ou seja, da polpa dentária e dos canais radiculares.

Fendas Palatinas Congênitas e Adquiridas

São orifícios que ocorrem no céu da boca do paciente, abrindo uma comunicação da cavidade oral com a nariz, causando secreção nasal, espirros e desconforto respiratório.

Fraturas Dentárias

Ocorrem por traumas ou ao morder ou roer objetos muito duros como madeira, ferro, ossos naturais e brinquedos de resina. Dependendo da localização da fratura pode acometer a polpa do dente e necessitar de tratamento de canal.

Neoplasias Orais

Neoplasias podem ocorrer e, dependendo do tipo celular, podem ser classificadas em benignas e malignas. O diagnóstico e tratamento precoce aumentam as chances de cura e podem evitar metástases a distância, especialmente em casos de tumores malignos.

Odontologia Felina

Cuida das doenças orais específicas dos gatos, como a gengivite estomatite felina e a lesão de reabsorção dentária felina, além da doença periodontal que acomete mais de 70% dos gatos domésticos com o avançar da idade.

Odontopediatria

É a área da odontologia que cuida do desenvolvimento bucal na fase de crescimento e das alterações dentárias decorrentes da perda dos dentes de leite e erupção dos dentes permanentes, como a persistência de dentes de leite.

Ortodontia

É a área da odontologia que avalia e corrige os mal posicionamentos dentários, além do estudo da oclusão, como alterações no crescimento da mandíbula e maxila (animais prognatas e retrognatas)

Periodontia

É a área da Odontologia responsável pelos cuidados da gengiva e demais estruturas que sustentam os dentes.

Prevenção de Doença Periodontal

A prevenção da doença periodontal é a forma mais eficaz de se evitar a doença periodontal, que danifica a gengiva e o osso alveolar, evitando a perda dos dentes.

Radiografia Intra-oral

Importante ferramenta para se diagnosticar lesões ósseas e radiculares, com detalhamento da região dentária, evitando sobreposição de imagens causadas pelas radiografias de crânio.

Traumas Maxilofaciais

Incluem as fraturas de mandíbula e maxila, causadas por atropelamentos, quedas, brigas, doença periodontal avançada, entre outras.